A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NAS AULAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE LECIONAM NA 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernando Alves Frasão, Marcos Merida, Raul Alves Ferreira Filho.
O objetivo desse estudo foi verificar se os conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) destinados à Educação Física são conhecidos e utilizados por professores de escolas públicas que lecionam no primeiro ciclo (1ª e 2ª série) do Ensino Fundamental. Foi analisada a proposta contida no documento e, posteriormente, verificou-se o nível de conhecimento e utilização dessas propostas. Foi utilizado um questionário semiestruturado para seis professores de Educação Física, formados em diferentes períodos. Concluiu-se que, apesar de haver consenso entre os professores com relação à importância dos PCNs para melhoria da Educação Física escolar, esses professores que deveriam conhecer e aplicar tais conteúdos, de maneira clara e objetiva, demonstraram dificuldade e desinteresse em aplicá-los.
Palavras-chave: Educação Física escolar, parâmetros curriculares nacionais, ensino fundamental.
Fernando Alves Frasão, Marcos Merida, Raul Alves Ferreira Filho.