ANÁLISE DO INTERESSE E PRÁTICA DO ESPORTE ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Paulo Tsuneta, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Márcia Massae Watanabe.
A iniciação ao atletismo na Escola pode ser de importância decisiva para a criança e jovem, na medida em que lhe proporciona vivências e experiências básicas fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o interesse e a prática do esporte atletismo no âmbito escolar de acadêmicos do curso de Educação Física da FAFIMAN de Mandaguari. Foi aplicado um questionário para uma amostra de 50 acadêmicos de ambos os gêneros (27 masculinos e 23 femininos) matriculados no curso de Educação Física no ano letivo de 2008. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2008 pelos autores do estudo. Os resultados obtidos apontam que 91% acadêmicos frequentaram Instituição de ensino Público, sendo que o interesse maior (48%) se deve por constituir uma disciplina na faculdade. Apenas 32% dos acadêmicos vivenciaram o atletismo nas aulas de Educação Física Escolar, onde 81,2% desta vivência ocorreram na modalidade de corridas. 56% apontaram que maior barreira encontrada seria a falta de infraestrutura, e os facilitadores seriam melhor infraestrutura (34%) e maior embasamento por parte dos professores (34%). Estes resultados apontam o pouco contato com o esporte atletismo nas aulas, apontando as diversas problemáticas que envolvem o ensino desse esporte no âmbito escolar. Devido a importância que assume na formação da criança, verifica-se a necessidade uma maior abordagem ao processo ensino-aprendizagem do atletismo enquanto conteúdo no contexto escolar.
Palavras-chave: Atletismo, Educação Física, escola.
Paulo Tsuneta, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Márcia Massae Watanabe.