AS PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DAS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ANÁPOLIS
Glaucy da Silva Inácio, Cristina Gomes Oliveira Teixeira, Lourenzo Martins Brito, Francisco Martins da Silva, Patrícia Espíndola Mota Venâncio.
A educação na escola tem sofrido grande desvalorização tanto por alunos, pais, colegas de profissão e pela gestão escolar. O professor de Educação Física na escola deve estar preparado para esta situação e isto quer dizer que o mesmo, deve encontrar, entre as abordagens, a que poderá utilizar para beneficiar o aluno e promover o desenvolvimento da matéria. Objetivo: foi verificar os conhecimentos dos professores sobre as abordagens pedagógicas e se os mesmos utilizam as abordagens como metodologia de ensino e, ainda, se os mesmos conhecem o embasamento teórico que a abordagem utilizada possui. Metodologia: foi realizado um estudo de campo qualitativo por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Participaram do estudo sete professores que ministram aulas de Educação Física escolar no município de Anápolis – Goiás. Limitações do estudo: dificuldade em encontrar professores que se disponibilizem a preencher um questionário que leve um pouco de tempo. Resultado: O resultado obtido com este estudo foi que os professores utilizam as seguintes abordagens pedagógicas: desenvolvimentista (um), crítico-superadora (um), humanista um), construtivo-interacionista(quatro), crítico-emancipatória (dois), saúde renovada (um), tradicional (dois) e um professor não soube responder. Os professores foram solicitados a apresentarem os conhecimentos da abordagem e quatro deles conseguiram discorrer, um não conseguiu discorrer sobre todas as abordagens escolhidas, um explicou errado a abordagem escolhida e um não escolheu nenhuma abordagem. Conclusão: O estudo concluiu que os professores analisados tenderam para a abordagem construtivo-interacionista e mais da metade dos professores conseguiram discorrer sobre o assunto.
Palavras-chave: Abordagens pedagógicas, Educação Física e professores.
Glaucy da Silva Inácio, Cristina Gomes Oliveira Teixeira, Lourenzo Martins Brito, Francisco Martins da Silva, Patrícia Espíndola Mota Venâncio.