AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DE 9 E 10 ANOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PIQUETE-SP
Michael Fernandes de Almeida, Guilherme de Souza Ribeiro, Priscila Basílio Machado, Renato de Sousa Almeida, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto.
A obesidade é considerada um dos maiores problema de saúde do mundo, sendo caracterizada como excesso de gordura corporal. Desta forma é importante que os profissionais envolvido com a saúde estejam atentos a prevalência da mesma em diferentes populações, em especial nas crianças. Assim sendo, presente pesquisa tem como objetivo identificar os índices de sobrepeso e obesidade em uma escola pública da cidade de Piquete-SP, com crianças de 9 e 10 anos de ambos os gêneros. Como amostras foram utilizados 69 indivíduos, sendo 40 indivíduos são do gênero masculino e 29 do gênero feminino, com 9 e 10 anos de idade de uma escola da rede pública de Piquete-SP. Os indivíduos foram submetidos a mensuração das dobras cultanes tricpital e subescapular para identificação do percentual de gordura de acordo com o protocolo de Lohman, alem de ser identificado o índice de massa corpórea pela razão peso e altura. Foram encontrados que de acordo com percentual de gordura os meninos e as meninas encontram na maioria em distribuição normal da mesma, já para o IMC obteve que os indivíduos do sexo masculino encontram se na faixa de peso ideal, assim como para as meninas. Sendo que os meninos de 10 anos e as meninas com 9 anos tendem a se afastar razoavelmente destes valores. Conclui se, portanto que, as crianças desta escola encontram-se, em sua maioria, dentro dos padrões normais de peso corporal e distribuição de gordura, o que é importante instrumento de controle de futuras patologias e até mesmo da saúde atual dos alunos.
Palavras-chave: Obesidade, sobrepeso, composição corporal, índice de massa corpórea.
Michael Fernandes de Almeida, Guilherme de Souza Ribeiro, Priscila Basílio Machado, Renato de Sousa Almeida, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto.