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COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR ENTRE ESCOLARES DO SEXO MASCULINO E FEMININO

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Autor(es)

Ana Karolina Rodrigues Ponce, Renan Passini, Thaís Santos Lisboa, Vanessa Grando Amorim, Patricia Berbel Leme de Almeida

Resumo

A infância é um período crítico, extremamente importante, associado aos aspectos de conduta e de solicitação motora. Nesta fase do desenvolvimento humano, além das implicações de cunho fisiológico relacionadas aos aspectos de maturação biológica, o organismo jovem encontra-se especialmente sensível à influência de fatores ambientais e comportamentais tanto de natureza positiva como negativa. Com isso, o objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho motor entre escolares do sexo masculino e feminino. Para tanto, foram avaliados 116 escolares, sendo 55 do sexo feminino e 61 do sexo masculino, com faixa etária entre 7 e 10 anos. Os testes motores realizados foram salto horizontal parado, salto vertical sem o auxílio dos braços e com o auxílio dos braços, flexão e extensão dos braços, abdominal e shuttle run. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e teste “t” de student para amostras independentes (p<0,05). No salto horizontal parado houve diferença significante entre as moças e os rapazes, respectivamente, aos 8 anos (102,9±19,9; 126,9±16,9), aos 9 anos (118,0±14,2; 130,6±13,1) e aos 10 anos (118,2±21,7; 133,1±11,5), sendo os maiores valores observados nos rapazes. No salto vertical com o auxílio dos braços observou-se diferença significante somente aos 10 anos entre as moças (21,1±5,9) e os rapazes (26,6±5,3), sendo os maiores valores atribuídos aos rapazes. No teste de flexão e extensão dos braços houve diferença significante entre as moças e os rapazes, respectivamente, aos 7 anos (2,1±1,1; 9,7±4,5), sendo os maiores valores encontrados nos rapazes. No teste abdominal observou-se diferença significante entre as moças e os rapazes, respectivamente, aos 7 anos (7,8±12,9; 19,6±13,0) e aos 10 anos (27,1±10,3; 35,2±8,6), sendo os maiores valores encontrados nos rapazes. No shuttle run houve diferença significante entre as moças e os rapazes, respectivamente, aos 7 anos (14,7±1,1; 13,6±1,1) e aos 10 anos (12,8±0,8; 11,8±0,7), sendo os menores tempos realizados pelos rapazes, ou seja, os melhores desempenhos. Nos demais testes e idades não houve diferença estatística entre os grupos avaliados. Com isso concluiu-se que na infância, a partir dos 7 anos, já encontram-se diferenças sexuais no desempenho motor em escolares, sendo que os rapazes apresentam maior desempenho nos testes motores em relação às moças da mesma idade.

Palavras-chave: Desempenho motor, escolares.

Abstract
Palavras Chave

Ana Karolina Rodrigues Ponce, Renan Passini, Thaís Santos Lisboa, Vanessa Grando Amorim, Patricia Berbel Leme de Almeida

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