COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO, IMPLICAÇÕES E DIFERENÇAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RESULTADOS DE UMA PESQUISA
Antonio Luis Fermino, Eliton Clayton Rufino Seára, Santiago Pich.
O presente trabalho compreende um estudo qualitativo com foco na análise do desenvolvimento dos alunos ao realizar a prática dos Jogos Cooperativos e dos Jogos Coletivos de Oposição. Optamos por trabalhar com estes dois tipos de Jogos para que assim pudéssemos identificar qual o jogo de maior interesse para os alunos do Ensino Médio em nossas intervenções durante a pesquisa. Porque o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas obrigatórias. O objetivo geral do trabalho foi analisar o desenvolvimento dos alunos ao realizar a prática dos Jogos Cooperativos e dos Jogos Coletivos de Oposição. As turmas do Ensino Médio do CNEC/Fayal onde foram realizadas as intervenções continham em média 40 alunos. A pesquisa foi qualitativa e baseou-se na escolha do tema antes das intervenções. Após isso fomos visitar a escola para análise de questões pertinentes à estrutura da escola, as condições físicas, materiais e as turmas com as quais iríamos trabalhar na aula diagnóstica e estudos teóricos. Para isso elaboramos planos de aula para a realização das intervenções na escola, e por final, realizada a análise dos resultados. Estes indicaram que os alunos estão acostumados à prática da Educação Física na escola, mas não estão acostumados com aulas diferenciadas as quais estão acostumados a praticar. Destacamos que esta pesquisa contribuiu de forma significativa, pois mostrou-nos que na vivência, a ação, necessita de muitos ajustes para o seu desenvolvimento e que o interesse do professor em buscar de alternativas que levam ao objetivo proposto e um aprendizado significativo para seus alunos.
Palavras-chave: Educação Física, ensino médio, jogos cooperativos jogos coletivos de oposição.
Antonio Luis Fermino, Eliton Clayton Rufino Seára, Santiago Pich.