DANÇA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DAS ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Alice Tedeschi Novais, Telma Cristiane Gaspari
Este estudo objetivou a elaboração, aplicação e análise de um projeto de intervenção com aulas de Dança Contemporânea aplicadas a partir de diferentes tendências pedagógicas: abordagens construtivista-interacionista, crítico-superadora e cultural. Teve uma abordagem qualitativa de análise dos dados do tipo pesquisa de campo realizada através de intervenções nas aulas de Educação Física escolar com 19 alunos do quarto ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino do município de São Carlos/SP. As abordagens pedagógicas utilizadas se mostraram complementares, pois, quando unidas conseguem proporcionar mais benefícios afetivos-sociais, cognitivos e motores e uma parece completar as lacunas das outras. Acredita-se que utilizando cada abordagem de maneira isolada elas não seriam capazes de trabalhar todos os aspectos que compõem essa dança
Palavras-chave: Educação Física escolar, dança contemporânea na escola, tendência pedagógica.
Alice Tedeschi Novais, Telma Cristiane Gaspari