DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETAPAS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM O COTIDIANO ESCOLAR
Amanda de Pianti Rosa, Lívia Cerqueira Ribeiro, Ana Paula Ragassi Passos, Flávio Elias Vidon, André da Silva Mello.
Analisa os desafios e as possibilidades para a intervenção da Educação Física nas etapas iniciais da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, que utilizou as narrativas presentes nos portfólios de Estágio Supervisionado como elemento mediador para a reflexão do cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil. Os dados analisados revelaram que os principais desafios estão relacionados com as mudanças repentinas de humor, as disputas por objetos e o tempo reduzido de atenção nas atividades propostas pelos professores. Quanto às possibilidades, sobressai o reconhecimento da criança como sujeito de direitos, a organização dos espaços, a utilização de materiais, a variedade de estímulos, a utilização de diferentes linguagens, a imitação de animais e as brincadeiras historiadas.
Palavras-chave: Educação Física, educação infantil, cotidiano, desafios, possibilidades.
Amanda de Pianti Rosa, Lívia Cerqueira Ribeiro, Ana Paula Ragassi Passos, Flávio Elias Vidon, André da Silva Mello.