EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Célia Toshie Matsumura, Mey de Abreu Van Munster.
O propósito deste estudo foi investigar a concepção acerca da relação entre a Educação Física Escolar e a temática ambiental, sob a perspectiva dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São Carlos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo sido empregada a técnica exploratória descritiva. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 12 questões abertas e fechadas, direcionado aos egressos em 2008. A interpretação dos resultados foi baseada em análise de conteúdo. A análise dos dados demonstrou que os entrevistados são conscientes da necessidade de integração entre os conteúdos abordados (Educação Física e Educação Ambiental), porém, devido às deficiências identificadas no respectivo processo de formação, apresentam dificuldades em visualizar e desenvolver tal relação no contexto escolar.
Palavras-chave: Educação ambiental, Educação Física escolar, temas transversais.
Célia Toshie Matsumura, Mey de Abreu Van Munster.