BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

EDUCAÇÃO FÍSICA VERSUS ESPORTE: CONCEPÇÕES DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Diones Krinski, Elisama Santos da Silva.

Resumo

No final dos anos 70 surgem novos movimentos na área da Educação Física Escolar. Todos contrários à vertente tecnicista, esportivista e biologista, predominantes da época. Todavia, muitas escolas/professores ainda permaneceram com uma visão esportiva da Educação Física até hoje, mesmo depois de vários autores difundirem que a Educação Física atualmente constitui uma área de conhecimento que estuda/atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de Educação Física e Esportes de ingressantes e concluintes do Curso de Educação Física (2009/1) da Universidade Federal de Mato Grosso. Infelizmente, os resultados não refletem as mudanças que começaram cerca de 30 anos atrás, pois ingressantes e concluintes, demonstram ainda não ter uma concepção bem definida, tanto de Educação Física quanto de Esporte. Os estudantes não percebem a Educação Física como ciência que atua sobre um conjunto de práticas conhecidas como cultura corporal, com jogos, ginásticas, lutas, danças e também o esporte.

Palavras-chave: cultura corporal, construção conceitual, temas e conteúdos da Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Diones Krinski, Elisama Santos da Silva.

Pesquisar artigos

Publicações