EDUCAÇÃO FÍSICA VERSUS ESPORTE: CONCEPÇÕES DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Diones Krinski, Elisama Santos da Silva.
No final dos anos 70 surgem novos movimentos na área da Educação Física Escolar. Todos contrários à vertente tecnicista, esportivista e biologista, predominantes da época. Todavia, muitas escolas/professores ainda permaneceram com uma visão esportiva da Educação Física até hoje, mesmo depois de vários autores difundirem que a Educação Física atualmente constitui uma área de conhecimento que estuda/atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de Educação Física e Esportes de ingressantes e concluintes do Curso de Educação Física (2009/1) da Universidade Federal de Mato Grosso. Infelizmente, os resultados não refletem as mudanças que começaram cerca de 30 anos atrás, pois ingressantes e concluintes, demonstram ainda não ter uma concepção bem definida, tanto de Educação Física quanto de Esporte. Os estudantes não percebem a Educação Física como ciência que atua sobre um conjunto de práticas conhecidas como cultura corporal, com jogos, ginásticas, lutas, danças e também o esporte.
Palavras-chave: cultura corporal, construção conceitual, temas e conteúdos da Educação Física.
Diones Krinski, Elisama Santos da Silva.