EFEITOS DOS TIPOS DE PRÁTICA NA HABILIDADE CHUTAR COM CRIANÇAS
Robson Miranda de Souza Lima, Othon Carlos Capdeville Gomes, Márcio Mário Vieira.
A estrutura da prática é uma importante variável na aprendizagem de habilidades motoras, sendo a prática variada proposta como um fator relevante neste aspecto. Este estudo teve como objetivo comparar os efeitos da prática variada (aleatória e blocos) na aquisição da habilidade de chutar em crianças de 11 e 12 anos. Participaram do estudo vinte alunos do sexo masculino (X = 11,3 + 0,4), sem experiência sistemática anterior no Futsal, distribuídos em dois grupos: prática em blocos e prática aleatória. O delineamento experimental constou de duas fases: fase de aquisição e teste de transferência. A tarefa consistia em acertar o cone a uma distância de dez metros, variando os tipos de chutes (chapa, bico e peito). Na fase de aquisição, os alunos realizaram 90 tentativas considerando a soma dos três tipos de chute. O teste de transferência aconteceu 24 horas após a fase de aquisição. Os alunos realizaram 30 tentativas com o chute feito com a parte externa do pé. Os dados foram tratados por meio da análise de variância a dois fatores, intergrupos e intragrupos (ANOVA two way) e os resultados detectaram que não houve diferença significativa entre os dois grupos durante a fase de aquisição, porém o grupo de prática em blocos apresentou melhora estatisticamente comprovada. No teste de transferência houve diferença significativa entre os dois tipos de prática, onde o grupo de prática aleatória apresentou melhor resultado. Os resultados estão em conformidade com as predições sobre os efeitos da interferência contextual.
Palavras-chave: Aprendizagem motora, interferência contextual, estrutura de prática.
Robson Miranda de Souza Lima, Othon Carlos Capdeville Gomes, Márcio Mário Vieira.