INCIDÊNCIA DE ESTRESSE DAS PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PERIFERIA DE PARANAVAÍ – PARANÁ PARTICIPANTES DE UM PROJETO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS
Victor Allan de Souza Silva, João Paulo dos Passos Santos , Suzana Aparecida de Oliveira , Maria Aparecida Fonseca de Oliveira , Alda Penha Andrello Lopes.
Este trabalho teve por objetivo verificar a incidência de estresse nos professores participantes do projeto “Cultura Docente: Reflexos no Processo Ensino-aprendizagem” no município de Paranavaí - Paraná. A população é composta por 6 professores integrantes do projeto inserido no programa “Universidade Sem Fronteiras”. Para verificar a incidência de estresse foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp – ISSL e para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva. Com os dados obtidos pôde-se verificar que 6 professores ou 75% possuem estresse e 2 ou 25% não apresentam estresse. Destes 6 professores que têm estresse 4 ou 66,6% encontram-se na fase de resistência e 2 ou 33,3% na fase de quase-exaustão, onde os sintomas psicológicos foram predominantes entre as sujeitas pesquisadas. Com os resultados obtidos com as docentes pesquisadas conclui-se que a maior parte delas não está administrando bem o estresse e que medidas preventivas devem ser tomadas para que os fatores estressantes não comprometam a qualidade de vida dos professores.
Palavras-chave: Estresse, fases do estresse, professores.
Victor Allan de Souza Silva, João Paulo dos Passos Santos , Suzana Aparecida de Oliveira , Maria Aparecida Fonseca de Oliveira , Alda Penha Andrello Lopes.