BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

JOGOS DE MESA PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: SOBRE O JOGO “MICOTISMO”

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Camila Basso Sibila, Sara Quenzer Matthiesen, Thaís Yuri Jô Santos, Graziela Sarmento, Fernando Paulo Rosa de Freitas

Resumo

Como um dos conteúdos da Educação Física, o atletismo deveria ser ensinado na escola.  É sempre muito importante que se criem estratégias e atividades que motivem os professores a ensiná-lo em suas aulas. Pensando nisso, o GEPPA, com o apoio do NE/Prograd dedicou-se, em 2009, à confecção de jogos de mesa adaptados ao ensino dessa modalidade esportiva. Em especial, confeccionou, aplicou e avaliou o jogo “Micotismo” em uma turma de alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Rio Claro. Os resultados, provenientes de um questionário respondido pelos alunos, revelaram ser esse jogo um recurso didático-pedagógico viável para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física. Assim, por meio dele, esperamos motivar outros professores a ensinar o atletismo em suas aulas como parte do conteúdo da Educação Física.

Palavras-chave: Atletismo, material didático, jogos de mesa, Educação Física escolar.

Abstract
Palavras Chave

Camila Basso Sibila, Sara Quenzer Matthiesen, Thaís Yuri Jô Santos, Graziela Sarmento, Fernando Paulo Rosa de Freitas

Pesquisar artigos

Publicações