O ENVOLVIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE SUA ESCOLA
Francisca Franciely Veloso de Almeida, Evando Carlos Moreira.
O presente estudo tem como objetivo identificar a participação dos professores de Educação Física na construção do Projeto Político-Pedagógico, bem como estes reconhecem a aplicabilidade do Projeto em suas intervenções pedagógicas. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre Projeto Político Pedagógico. Destacamos a importância do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico para o bom desenvolvimento das ações pedagógicas, abordando os passos necessários. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Os sujeitos desta pesquisa foram os professores de Educação Física de escolas da rede municipal de Cuiabá. Constatamos que um número considerável de professores de Educação Física está envolvido na construção do Projeto Político Pedagógico. Percebemos que o tipo de envolvimento precisa ser repensado, uma vez que este envolvimento se caracteriza pela simples participação em reuniões, muitas vezes por obrigação/ convocação, o que dificulta uma melhor compreensão da relação do Projeto Político Pedagógico com o funcionamento da escola em todos os setores e sua integração não apenas no campo das discussões, mas no campo das ações.
Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico,planejamento,ações pedagógicas.
Francisca Franciely Veloso de Almeida, Evando Carlos Moreira.