O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DE DISCENTES DO 8º SEMESTRE
Rogério Zaim-de-Melo, Íris Costa Soares, Carlos Eduardo Vilela Gaudioso, Zélia Aparecida Milani Parizotto.
O presente estudo teve o objetivo de verificar sob a ótica de acadêmicos do 8º Semestre de Educação Física a importância/significado do Estágio Supervisionado, enumerando as principais experiências positivas e/ou negativas do discente ao estagiar e, as possíveis mudanças na estrutura do Estágio Supervisionado. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como sujeitos 35 acadêmicos do 8º semestre de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior do Interior do Mato Grosso do Sul que responderam a um questionário composto com 03 (três) questões abertas. Os dados obtidos foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os acadêmicos reconhecem a importância do Estágio em sua formação, reivindicando em alguns casos uma maior participação do professor supervisor e/ou orientador. Apresentaram experiências positivas, principalmente no que concerne ao desenvolvimento de relação afetiva professor/aluno.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Educação Física; Acadêmicos.
Rogério Zaim-de-Melo, Íris Costa Soares, Carlos Eduardo Vilela Gaudioso, Zélia Aparecida Milani Parizotto.