OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DAS PROPOSTAS CURRICULARES: AMBIGUIDADES ENTRE O FORMULADO PELOS ÓRGÃOS GESTORES DE ENSINO E O REALIZADO NO COTIDIANO ESCOLAR
Anoel Fernandes
O objetivo desta pesquisa foi investigar como professores de Educação Física, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública estadual paulista, receberam, aplicaram e mudaram a proposta da SEE-SP/CENP (2003). Para tanto, foram entrevistados seis professores da DERCO (Diretoria de Ensino da Regional Campinas Oeste), sendo três experientes e três iniciantes na docência em 2003. Pode-se afirmar que tanto os experientes quanto os iniciantes, não foram reprodutores totais do proposto, pois ressignificaram a proposta de acordo com seus conhecimentos, suas experiências e seu entendimento acerca do que é Educação Física escolar. Se, por um lado, os professores apresentaram postulados de autonomia frente às demandas externas versus suas concepções, por outro lado, o fato dos professores reelaborarem a proposta quando no momento de sua aplicação, não significa que não enfrentaram dificuldades, pelo contrário, até por isso mesmo eles foram obrigados a modificar a proposta.
Palavras-chave: Educação Física escolar, implantação de proposta, prática docente.
Anoel Fernandes