BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DO BASQUETEBOL NO CONTEXTO ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Ricardo Hugo Gonzalez, Michel Angillo Saad.

Resumo

O presente estudo trata das abordagens metodológicas para o ensino-aprendizagem-treinameto (E-A-T) nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), mais especificamente no basquetebol no contexto escolar. Na sua forma institucionalizada, os JEC são atividades de elevada complexidade e rica em possibilidades pedagógicas nos aspectos cognitivos, afetivos e motor.  O objetivo do presente estudo foi aplicar uma abordagem alternativa em escolares da 8ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no município de Xanxerê (SC). Esta pesquisa caracteriza-se por ser experimental de cunho qualitativo. Para isso foi utilizada uma amostra de 20 alunos, com idade entre 13 e 14 anos, de ambos os sexos. Os dados foram coletados através de uma filmagem, posteriormente a aplicação de uma proposta metodológica alternativa para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos embasados em Graça; Oliveira, 1995; Greco e Benda 1998; Mesquita, 1997 e por fim uma refilmagem da turma. Concluiu-se que as abordagens alternativas para o ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes coletivos objetivam a articulação da tática e técnica. É necessário que os profissionais que trabalham com a educação física escolar possuam um pleno conhecimento destas alternativas pedagógicas para ser utilizados nas diversas situações. Assim com há uma necessidade de uma formação continuada dos professores de Educação Física.

Palavras-chave: Basquetebol, métodos de ensino/treino, Pedagogia do Esporte.

Abstract
Palavras Chave

Ricardo Hugo Gonzalez, Michel Angillo Saad.

Pesquisar artigos

Publicações