RELAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO
isabela Santos de Menezes, Marcela Gobbato dos Santos, Kátia Regina Sá, Liliana Borges.
Ao iniciarmos o estágio supervisionado de Educação Física, percebemos certa dificuldade de relação entre alunos e alunas durante as aulas, fato que motivou o desenvolvimento deste estudo, que buscou investigar as relações entre os gêneros estabelecidas nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual, localizada em Belo Horizonte. Fizeram parte da amostra duas turmas de 8º ano e uma do 9º ano, totalizando 64 alunos de ambos os sexos. O estudo foi realizado a partir de uma perspectiva etnográfica. Para a coleta de dados realizamos a observação direta durante as aulas de Educação Física, os registros das 30 aulas observadas, além de um questionário contendo perguntas abertas, formulado pelas pesquisadoras. Os resultados tanto das observações quanto do questionário mostraram que, apesar de ambos os sexos executarem as aulas de Educação Física de forma mista, há pouca interação entre eles/as durante essas aulas, destacando em duas turmas um domínio masculino sobre o sexo feminino. Diferentemente, em uma das turmas observadas percebemos que, além de ocorrer essa interação, as meninas comandam as atividades propostas sem o questionamento dos alunos.
Palavras-chave: Gênero, Educação Física, cultura escolar.
isabela Santos de Menezes, Marcela Gobbato dos Santos, Kátia Regina Sá, Liliana Borges.