O IMPACTO DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO SOCIO-ESPORTIVO NO CLIMA DE APRENDIZAGEM E NOTAS DE CRIANÇAS DA REDE PUBLICA DE ENSINO
Dalton Carlos Sakiyama de Mello, Fábio Heitor Alves Okazaki, Vinicius Afonso Petrunko, Victor Hugo Alves Okazaki.
Um dos temas centrais da Teoria de Auto Determinação é que a qualidade do contexto social influencia a motivação, a performance e o bem estar dos indivíduos envolvidos neste contexto. A Teoria usa o conceito de suporte autônomo contra o controle para caracterizar a qualidade do ambiente social, hipotetizando que o suporte autônomo facilite um ambiente com clima de aprendizagem elevado gerando motivação, um desenvolvimento saudável e uma otimização funcional no contexto social (BLACK & DECI, 2000). A autoestima, o clima de aprendizagem e o rendimento escolar, são fatores muito importantes na avaliação de impacto dos projetos sociais. Este estudo tem como objetivo verificar se existe diferença na autoestima, no clima de aprendiz agem e no rendimento escolar de alunos do Colégio Estadual Leôncio Correa participantes e não participantes do Projeto Centro Rexona Ades de Voleibol (CRAV) do Instituto Compartilhar. A amostra foi constituída de 50 alunos da escola, de ambos os sexos da cidade de Curitiba-Pr. A amostra foi dividida em dois grupos: G1 formado pelas crianças participantes do CRAV e G2 formado por crianças da escola. Para o tratamento dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferêncial, com uma ANOVA a um nível de significância de p<0,05, para verificar a diferença nas variáveis entre os grupos. As médias de todas as variáveis apresentaram-se em valores elevados na relação de G1 para G2. Na análise de variância foi encontrada diferença entre os grupos no clima de aprendizagem e no rendimento escolar na matéria de matemática. Concluí-se que os alunos participantes do CRAV vivenciam um ambiente com clima de aprendizagem elevado e possuem notas na disciplina matemática em valores médios mais alta que os demais alunos. Este fator pode ser explicado pela relação que o voleibol trás mais próxima a inteligência lógica. Projetos sociais podem exercer grandes mudanças de seus participantes, como demonstrado para esta amostra, onde um ambiente com clima de aprendizagem que em níveis elevados, propicia um clima de suporte autônomo aos seus participantes, e que demonstrou apresentar resultados benéficos em outras áreas fora do contexto esportivo. Essa transferência dos benefícios aprendidos no contexto esportivo e que são transpostas para o ambiente escolar é um dos fatores que demonstram a importância de programas como o desenvolvido no Centro Rexona Ades de Voleibol. Segurem-se novos estudos com estas variáveis. Palavras chave: Autoestima, clima de aprendizagem e rendimento escolar.
Dalton Carlos Sakiyama de Mello, Fábio Heitor Alves Okazaki, Vinicius Afonso Petrunko, Victor Hugo Alves Okazaki.