A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcelo de Lima, Débora Alice Machado da Silva.
A Educação Física (EF) é uma disciplina privilegiada na escola por desfrutar dos conhecimentos advindos da relação corpo-movimento. A condição de expressão do movimento amplia a possibilidade de interação entre professor-aluno, aluno-aluno, mas para tal é fundamental que haja uma identificação entre os envolvidos, que permita a manifestação de sentimentos, afim de que contribua na reestruturação dos valores individuais, na direção de construção de valores coletivos relacionados às aulas. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a importância da afetividade na construção das interações entre professor e aluno nas aulas de E F. A metodologia foi estruturada a partir de Severino (2009) e Gil (2008) utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo quali-quantitativa. Participaram do estudo 55 alunos de uma escola da rede estadual de ensino fundamental da cidade de Campinas, sendo 26 alunos do quinto ano e 29 alunos do sexto ano, com idade de 12 anos ± 0, 73, sendo 24 do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Os demais dados foram coletados por meio de um questionário com 12 perguntas objetivas focando aspectos da afetividade e interação, respondido pelos alunos. Os resultados da pesquisa mostraram que os alunos associam de maneira explicita a afetividade a sentimentos positivos, porém a maioria dos alunos não cultiva esses sentimentos pelo professor. Em vários momentos da pesquisa as opiniões dos alunos indicavam presença de fatores afetivos negativos em relação ao professor, que reflete diretamente na construção das interações nas aulas de E F. Concluímos que, no caso estudado, existe uma percepção e compreensão subjetiva em relação aos fatores afetivos por parte do professor e dos alunos, e que esse fator pode interferir na qualidade e na construção das interações sejam elas entre os pares ou na relação professo-aluno, daí a importância de analisar essas percepções e trazê-las como elemento integrante da constituição das aulas.
Palavras-chave: Afetividade, interação e relação professor-aluno.
Marcelo de Lima, Débora Alice Machado da Silva.