ARRANJOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA CAPOEIRA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Maryadne Dias Gonçalves, José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Dayane Silva Rocha, André da Silva Mello.
Analisa, a partir de uma experiência concreta de intervenção, os arranjos didático-metodológicos construídos para o ensino da capoeira para jovens e adultos com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, em que os professores, estagiários, pais e pesquisadores atuaram de maneira compartilhada na produção de saberes e fazeres pedagógicos. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, realizadas com os pais dos alunos atendidos nos relatórios produzidos pelos estagiários e nos registros contidos no diário de campo. Os dados analisados revelam que a dinâmica empreendida no processo de intervenção, em que as práticas pedagógicas foram mediadas por reflexões realizadas com os sujeitos participantes, favoreceu a elaboração de estratégias para enfrentar as demandas surgidas no cotidiano das aulas.
Palavras-chave: Capoeira, arranjos didático-metodológicos, deficiência cognitiva.
Maryadne Dias Gonçalves, José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Dayane Silva Rocha, André da Silva Mello.