DESVELANDO O LAZER DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: A METODOLOGIA DAS HISTÓRIAS DE VIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Adriana Maria Wan Stadnik, Leandra Ulbricht
O estudo é sobre professores universitários de Educação Física e suas realidades acerca do tempo de lazer. Percorreram-se dois caminhos: um, mais cognitivo, baseado nos pensamentos (representações); outro da prática, baseado nas ações dos professores. Foram investigados quatro professores universitários de Educação Física considerados competentes (bons professores) em seu meio social, o universo acadêmico, atendendo a uma intencionalidade que partiu do pressuposto de que o professor deve ser um exemplo positivo para seus alunos dado o alto índice de aprendizagem por modelação. O estudo se inscreve numa abordagem qualitativa de investigação. Trata-se de um estudo de cunho interpretativo, onde as observações e entrevistas são os principais focos de interesse e análise metodológicas, materializando-se em histórias de vida. Foram realizadas observações das práticas de lazer dos professores e também entrevistas longas e curtas. Como resultado de quase dois anos de acompanhamento do cotidiano desses profissionais, descobriu-se que a fronteira que separa o trabalho e o lazer é tênue, especialmente em função do tipo de trabalho desenvolvido por estes professores e pela grande dedicação ao trabalho; por outro lado o tempo e as atividades de lazer são bastante valorizados pelos professores; verificou-se também a existência de grande coerência entre o discurso e a ação dos professores e, comparando-se com outras pesquisas realizadas, considera-se que esta coerência talvez possa ser pensada como um traço característico de um bom professor.
Palavras-chave: Professores universitários, Educação Física, lazer, histórias de vida.
Adriana Maria Wan Stadnik, Leandra Ulbricht