A PORMENORIZAÇÃO DO TREINAMENTO INTEGRADO NO FUTEBOL A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO FEITA EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL NA REGIÃO DA COSTA DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA .
Alexandre Apolo da Silveira Menezes Lopes, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
A evolução histórica do Treinamento e ensino do Futebol é marcada por quatro períodos, sendo o período Integrado o mais recente, marcado pela preocupação com a evolução dos conhecimentos do sistema nervoso central; ou seja, como é dirigido o movimento. O Treinamento Integrado que se refere a este período é aquele que aproxima o treinamento à realidade daquilo que acontece em jogo, através de Jogos Educativos. Trata-se de uma proposta metodológica Europeia adequada ao ensino da modalidade, por preocupar-se com preceitos de desenvolvimento humanos. Nosso objetivo foi averiguar quais métodos professores de Escolinhas de Futebol utilizavam e se conheciam ou não a proposta Europeia do Método Integrado. Utilizamos uma pesquisa qualitativa descritiva com abordagem fenomenológica em que priorizamos observações das aulas e de entrevistas com professores de três escolinhas em três categorias distintas – Sub- 05; Sub-09 e Sub-15. Concluímos que metade dos entrevistados demonstrou conhecimento do método no discurso, mas não o aplicou de forma coerente com o que é preconizado pela literatura do Futebol, enquanto a outra metade dos entrevistados mostrou conhecimento declarativo apresentando convergência da prática com a literatura. Tais resultados mostraram a necessidade de aprimoramento técnico-pedagógico através de cursos, palestras e formação em serviço. Palavras chave: Metodologia do ensino, futebol, treinamento integrado.
Alexandre Apolo da Silveira Menezes Lopes, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva