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O PAPEL DO PROFESSOR E A INFLUÊNCIA DOS PAIS EM RELAÇÃO AS EXPECTATIVAS DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DE ESCOLINHAS DE FUTEBOL

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Autor(es)

Fernanda Lemos Ferreira, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto.

Resumo

O futebol na infância cresce a cada dia mais e assim cresce também o número de escolinhas especializadas na modalidade, pois é um esporte de paixão geral entre as pessoas e principalmente da criança, que sonha com seu ídolo e tem em mente que vai ser um jogador profissional. O problema é que a maioria das crianças pensa assim e por isso, pais e os professores precisam ter cuidado com a expectativa da criança e pensar em primeiro lugar em sua formação. Este estudo teve por objetivo analisar a expectativa da criança em relação ao futebol e assim relatar o papel dos pais e dos professores em relação a este comportamento. Para isto foi feito uma entrevista estruturada com 40 crianças de 6 a 10 anos de idade de uma escolinha da cidade de Cruzeiro-SP. Os resultados apontaram que praticamente toda criança participante da escolinha de futebol quer ser um jogador profissional, que essa criança acredita em tudo que o professor diz e que os pais podem influenciar tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa, sendo na maioria das vezes, de acordo com os dados coletados, uma influência negativa. Sendo assim, conclui-se que o papel do professor é ensinar, porém, procurar sempre pensar na formação não só motora, mas também psicológica do aluno, deixar que ele se manifeste durante as aulas, para assim o compreender de maneira correta e ainda, que a influência dos pais precisa ser positiva, se deve pensar no lazer, na saúde e na socialização da criança e não somente querer fazer do filho um miniatleta, ou seja, um jogador profissional. Palavras chave: Futebol, criança, expectativa.

Abstract
Palavras Chave

Fernanda Lemos Ferreira, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto.

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