BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O PERFIL MOTIVACIONAL DE ADOLESCENTES JOGADORES DE VOLEIBOL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Ricardo Pedrozo Saldanha, Rafael Gambino Teixeira.

Resumo

O propósito deste estudo é descrever o perfil motivacional à prática de atividades físicas e/ou esportivas em adolescentes praticantes de voleibol. Para tanto, foi verificada a existência de diferenças e semelhanças estatísticas (p < 0,05) entre os níveis de seis dimensões motivacionais. Uma amostra de 80 adolescentes praticantes de voleibol, de ambos os sexos, com idades variando dos 13 aos 18 anos foi utilizada. A medida da motivação utilizada foi o “Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física e/ou Esportiva, IMPRAFE-126” (BALBINOTTI e BARBOSA, 2008). O inventário é composto de 120 itens, respondidos através de uma escala bidirecional, de tipo Likert, graduada em 5 pontos, indo de “isto me motiva pouquíssimo” (1) a “isto me motiva muitíssimo” (5). Cuidados éticos foram tomados de forma que todos os participantes assinaram consentimento livre e esclarecido. As médias encontradas variaram de 63,17 a 76,66 (sabe-se que podiam variar de 20 a 100, com média esperada de 60 pontos). As comparações de médias (Teste t Pareado) indicam que em primeiro lugar está o par “Prazer – Saúde”, que formam um grupo indissociável estatisticamente (p > 0,05), em segundo lugar está outro par estatisticamente indissociável (p > 0,05) de dimensões: “Saúde – Sociabilidade”. Seguem-se as demais dimensões: Competitividade, Estética e Controle de Estresse, todas estatisticamente diferentes entre si. Estes resultados indicam que as principais dimensões motivacionais dos praticantes de voleibol são Prazer, Saúde e Sociabilidade. Resultados similares foram encontrados em praticantes de tênis e basquetebol (JUCHEM, 2006; SALDANHA, 2008). Estes resultados têm implicações pedagógicas que devem ser observadas por professores e treinadores de vôlei, que ao elaborem suas aulas e treinamentos, deveriam incluir atividades que tragam prazer, diversão e socialização para os seus atletas, proporcionando assim, condições para que ocorra um aumento da motivação de seus atletas.

Palavras-chave: Motivação, voleibol, adolescentes.

Abstract
Palavras Chave

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Ricardo Pedrozo Saldanha, Rafael Gambino Teixeira.

Pesquisar artigos

Publicações