O PRAZER NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SEXOS
Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Ricardo Pedrozo Saldanha, Jones Zarpellon Mazo.
O propósito deste estudo é descrever as variações dos índices de motivação à prática de atividades físicas e ou esportivas relacionados ao Prazer durante a adolescência, mais ainda, verificar a existência de diferenças significativas (p < 0,05) entre os níveis de motivação entre os sexos e grupos de idades. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 353 adolescentes de ambos os sexos, com idades variando de 13 a 20 anos. Como medida da motivação relacionada ao Prazer utilizou-se a dimensão Prazer do “Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física e/ou Esportiva, IMPRAFE-56” (BALBINOTTI e BARBOSA, 2006). A dimensão é composta de 8 itens, respondidos através de uma escala bidirecional, de tipo Likert, graduada em 5 pontos, indo de “isto me motiva pouquíssimo” (1) a “isto me motiva muitíssimo” (5). Cuidados éticos foram tomados de forma que todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As médias encontradas variaram de 31,09 a 32,37 (sabe-se que podiam variar de 8 a 40, com média esperada de 24 pontos). As comparações de médias indicaram que em ambos os sexos, as médias são estatisticamente (p > 0,05) indissociáveis (entre os sexos), estáveis (p > 0,05) ao longo das idades estudadas, significativamente superiores (p < 0,05) a média esperada. Estes resultados indicam que os níveis de motivação à prática de atividade física relacionados ao Prazer são os mesmos para ambos os sexos e, além disso, constatou-se que a variação na idade não afeta os níveis de motivação a prática de atividade física relacionada ao Prazer. Inclusive, foi possível constatar ainda que os níveis de motivação a prática de atividade física relacionada ao Prazer são significativamente elevados durante a adolescência. Estes resultados têm implicações pedagógicas que devem ser observadas pelos professores e pedagogos do esporte ao elaborem seus planos de ensino e treinamento. Portanto, cabe ressaltar a importância de procurar adequar essas atividades de forma que possa proporcionar prazer aos praticantes. Essas condições aumentariam a motivação intrínseca dos alunos.
Palavras-chave: Motivação, prazer, atividades físicas, adolescentes.
Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Ricardo Pedrozo Saldanha, Jones Zarpellon Mazo.