PERFIL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: A DÉCADA DE 70 EM DESTAQUE
Viktor Shigunov, Giancarlo Bazarele Machado Bruno.
As diferentes e muitas competências e capacidades humanas analisadas e propostas, por consagrados autores, mostram muitas possibilidades que podem ser desenvolvidas para os diferentes princípios, orientações e pressupostos. O objetivo do trabalho foi analisar a história dos professores frente a sua trajetória de formação e atuação profissional, com ênfase nas competências profissionais. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e utilizou-se a técnica da entrevista para subsidiar as reflexões. A gravação em fita possibilitou uma análise mais aprofundada das considerações e reflexões dos sujeitos pesquisados com ênfase na análise qualitativa. Foram entrevistados vinte e três professores universitários de diferentes anos da década de 70. Os resultados mostram a diversidade dos cursos de formação no Brasil, desde aquela época. Pode-se destacar que a atuação mais abrangente foi na área escolar, a iniciação e o treinamento esportivos, e ainda os trabalhos com o lazer, exigindo competências profissionais específicas. Muitos outros professores (84%), afirmaram que escolheram e fizeram o curso de Educação Física por causa do esporte, por serem simpatizantes, gostarem ou então praticarem esportes, dos mais diversos. Pode-se, destacar a dança, com predominância feminina, o basquetebol, o futsal, o voleibol, o atletismo e a natação. A fala dos professores indica que apenas os cursos de formação inicial, frente à face das exigências (muitas), não darão conta de proporcionar ao futuro profissional as competências, as habilidades e a ética, para o desempenho adequado da profissão escolhida.
Palavras-chave: Competências profissionais, formação de professores, Educação Física, atuação profissional.
Viktor Shigunov, Giancarlo Bazarele Machado Bruno.