AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÌSICA: COMPARAÇÃO ENTRE SEXOS
Joilson Meneguci, Lucas Marques Pereira, Priscila Carneiro Valim-Rogatto, Gustavo Puggina Rogatto
Estar satisfeito com sua qualidade de vida é hoje uma júbilo pessoal que engloba diversos fatores como a autoestima, a capacidade de desempenho, a comparação com os outros, os conhecimentos e experiências prévias, as condições econômicas, o estado geral de saúde e o estado emocional. Durante a vida acadêmica jovens passam por constantes adaptações a diversas situações, o que pode vir influenciar as suas qualidades de vida. O objetivo do presente estudo foi determinar o perfil de qualidade de vida de graduandos em Educação Física, comparando homens e mulheres. Para o desenvolvimento do trabalho 253 estudantes (21± 2,6 anos), sendo 124 homens (21 ± 2,5 anos) e 129 mulheres (21 ± 2,7 anos) foram avaliados por meio da aplicação do Whoqol-bref proposto pela Organização Mundial de Saúde e validado em população brasileira. Esse instrumento permite a avaliação de quatro domínios da qualidade de vida: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Considerando a classificação do nível de qualidade de vida, observou-se que os homens são considerados “satisfeitos” e as mulheres “indefinidas”. Os resultados apontam que os homens apresentam melhor qualidade de vida em relação às mulheres, sendo que isso foi devido a maiores pontuações nos domínios físico e psicológico.
Palavras-chave: Qualidade de vida, universitários, gênero.
Joilson Meneguci, Lucas Marques Pereira, Priscila Carneiro Valim-Rogatto, Gustavo Puggina Rogatto