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COMPORTAMENTO DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GUANAMBIENSE

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Autor(es)

Maria Cláudia Gonçalves da Silva, Noédina Lisboa de Andrade, Patrícia Silva Pires, Claudio Bispo de Almeida, Ricardo Franklin de Freitas Mussi

Resumo

É notória a importância social do trabalho docente, atuação esta influenciada pela elevada carga de trabalho e consequentemente inúmeros problemas de saúde associados. A atividade física é vista como atenuante de problemas físicos e psicológicos através de sua prática regular. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os comportamentos relacionados a prática de atividades físicas entre professores da educação básica. Para a coleta das informações foram aplicados o Questionário de Atividades Físicas Habituais e o Questionário de Barreiras para a Prática de Atividades Físicas. A amostra constituiu-se de 23 docentes, de ambos os sexos, da rede pública do município de Guanambi/BA. Como resultados constatou-se que 69,5%(16) da amostra apresentou níveis insuficientes de atividades físicas, além da autoindicação das seguintes barreiras como principais fatores impeditivos para o seu desenvolvimento: Falta de Tempo, Falta de Interesse e Cansaço Físico, indicadas por respectivamente 91,3%(21), 69,6%(16) e 56,5%(13) dos integrantes do grupo. Assim, pode-se considerar que a amostra apresenta baixos níveis de atividades físicas, possivelmente devido a forte presença das barreiras para o seu desenvolvimento. Além disso, esse quadro negativo pode ser reflexo das condições de trabalho a que esta categoria profissional costumeiramente é submetida.

Palavras-chave: Trabalho docente, qualidade de vida no trabalho, atividade física.

Abstract
Palavras Chave

Maria Cláudia Gonçalves da Silva, Noédina Lisboa de Andrade, Patrícia Silva Pires, Claudio Bispo de Almeida, Ricardo Franklin de Freitas Mussi

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