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EFEITOS DA PRÁTICA SEMANAL DE NATAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFTM

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Autor(es)

Bruno Teodoro Biloria, Caio Márcio Barbosa, Fernanda Maria Martins, Marcelo Borges Silva Souza, Aline Dessupoio Chaves

Resumo

A natação é um tipo de atividade que vem sendo muito utilizada como lazer e treinamento, mas também como forma de manutenção de um bom condicionamento físico. O presente estudo teve como objetivo verificar o nível de aptidão física de alunos da disciplina de atividades aquáticas do curso de educação física da universidade federal do triângulo mineiro e, ainda testar se a prática semanal da natação traz alterações no condicionamento cardiorrespiratório. O estudo foi realizado através do Teste de 12 minutos na piscina (adaptado de FOX e MATHEWS, 1974 citado por KISS, 1987), que consiste no nadador tentar percorrer a maior distância possível executando somente o nado crawl durante 12 minutos. A amostra foi composta por 20 alunos, sendo 11 do sexo masculino e 09 do sexo feminino, com idade média de 20,87±2,81 anos, todos frequentando as aulas práticas da disciplina atividades aquáticas, que aconteceram semanalmente com duração de 1:40h, durante 15 semanas, quando foram realizados o pré-teste e o pós-teste. Os resultados indicam que a média do pós-teste (431,40 m) foi significativamente melhor do que a do pré (369,35 m) e a média de aumento da metragem nadada durante o teste de 12 minutos foi de 62,05 m, o que representa um ganho de aproximadamente 16,7% em relação ao pré-teste. Com esse trabalho percebe-se que a prática semanal da natação traz benefícios para os praticantes, porém é importante salientar que o aumento da frequência certamente aumentaria estes ganhos.

Palavras-chave: Natação, prática semanal, efeitos.

Abstract
Palavras Chave

Bruno Teodoro Biloria, Caio Márcio Barbosa, Fernanda Maria Martins, Marcelo Borges Silva Souza, Aline Dessupoio Chaves

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