BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

“MARIAS” DE CHUTEIRAS, TÊNIS, MAIÔ...

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Luisa Moretti Ribeiro, Melina Fabiane Marques, Vanessa Cristiane Ferreira, Caroline Colucio Vendite

Resumo

A indústria do esporte no Brasil mobiliza um grande número de pessoas, tanto praticantes, como espectadores. Este público, que vive, respira e consome esporte, é atraído principalmente quando o assunto é o futebol. Este consumo atrai investimentos, que se direcionam principalmente ao atleta do gênero masculino. Neste artigo discutimos a questão do gênero no esporte, passando pela história da mídia impressa e resgatando a história de quatro “Marias” que enfrentaram as barreiras históricas na sociedade e no esporte, marcando a história com seus nomes e suas conquistas. A primeira “Maria” veio da natação, Maria Lenk, seguindo uma linha cronológica, surge outra “Maria”, só que agora nas quadras de tênis, Maria Esther Bueno, nas quadras de basquete, encontramos outra “Maria”, Maria Paula Gonçalves da Silva, que ficou mais conhecida como Magic Paula, no futebol surge mais um “M” na história, que levou a fama de “Pelé de saias”, Marta Vieira da Silva. Procuramos neste trabalho, constatar o quanto e como a imagem da mulher é divulgada. A referência consultada foi um impresso não específico de esporte o jornal Correio Popular, da Rede Anhanguera de Comunicação, da cidade de Campinas. O período analisado foi de 05/10/2009 à 11/10/2009 constamos que dos sete dias das 81 imagens analisadas apenas 6 eram ligadas a mulher no esporte. Reafirmando a hegemonia masculina tanto na prática esportiva quanto no espaço oferecido pela mídia e consequentemente de apoio e investimentos.

Palavras-chave: Gênero, mídia, mulher e esporte.

Abstract
Palavras Chave

Luisa Moretti Ribeiro, Melina Fabiane Marques, Vanessa Cristiane Ferreira, Caroline Colucio Vendite

Pesquisar artigos

Publicações