A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS
Eloísa Cabral Alves, Kertoly Kelly Silva, Tiago Barbosa Gusmão, Márcio Mário Vieira
O objetivo do presente estudo foi analisar a influência da prática da ginástica artística na coordenação motora de crianças. A amostra foi composta por 28 crianças do sexo feminino, com idade entre 9 e 12 anos (X=10,5 + 1,1), sendo 14 praticantes de ginástica artística e 14 não praticantes. O teste utilizado para avaliar a coordenação motora dos indivíduos foi KTK (Körperkoordination Test für Kinder). Esse teste consistiu de quatro tarefas: A Trave de equilíbrio que avalia a estabilidade do equilíbrio em marcha à retaguarda; o salto mono pedal que verifica a coordenação de membros inferiores, energia dinâmica/força; o salto lateral, que analisa a velocidade em saltos alternados e a transferência sobre plataforma, que verifica a lateralidade e estruturação espaço-temporal. As medidas foram apresentadas através do desempenho ao qual foi atribuído escore na forma de somatório das quatro tarefas. Na análise do desempenho, o grupo de crianças praticantes de ginástica artística apresentou melhores resultados que os não praticantes. A análise estatística utilizada (Mann-Witney) confirmou a diferença significativa entre os grupos. O presente resultado confirma o papel da atividade física estruturada para melhora dos níveis de coordenação de crianças.
Palavras-chave: Coordenação, ginastas, habilidades motoras.
Eloísa Cabral Alves, Kertoly Kelly Silva, Tiago Barbosa Gusmão, Márcio Mário Vieira