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ANÁLISE DO TEMPO DE REAÇÃO ENTRE GINASTAS E JUDOCAS: HABILIDADES ABERTAS VERSUS FECHADAS

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Autor(es)

Elizabeth Oratina dos Santos Nascimento, Júlia Guimarães Fernandes, Thiago Sinésio, Willian Pimentel, Márcio Mário Vieira

Resumo

O objetivo desse estudo foi comparar o tempo de reação simples entre crianças praticantes de modalidades abertas e fechadas (Judô x Ginástica). Para medir o tempo de reação foi utilizada uma plataforma contendo seis recipientes enumerados 1, 2 e 3 na parte superior e a mesma sequência nos recipientes na parte inferior. Os indivíduos realizaram 15 tentativas num sequenciamento predeterminado (1-1/2-2/3-3) em velocidade máxima. Interpretou-se como o tempo de reação o período entre a apresentação do estímulo e o momento em que o sujeito soltou a mão da chave de respostas para iniciar a tarefa. Trinta sujeitos foram divididos em três grupos (n=10): controle; o grupo dos ginastas; e grupo dos judocas. A análise estatística foi feita utilizando o teste Anova one-way (3 grupos), que determinou que o grupo controle apresentou maiores tempos de reação que os ginastas e judocas [F(3, 27)=3,31, p=0,052]. O post-hoc LSD registrou que o tempo de reação foi superior para o grupo controle comparado ao grupo de ginastas (p=0,042) e ao grupo de judocas (p=0,029). Estes resultados sugerem que a prática esportiva, independente da característica das habilidades que a compõem, tende a melhorar o tempo de reação quando comparada à ausência de prática de atividade motora regular. A prática de habilidades abertas ou fechadas parece não ser determinante para aperfeiçoar o tempo de reação.

Palavras-chave: Tempo de reação, prática esportiva, habilidades abertas e fechadas.

Abstract
Palavras Chave

Elizabeth Oratina dos Santos Nascimento, Júlia Guimarães Fernandes, Thiago Sinésio, Willian Pimentel, Márcio Mário Vieira

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