AVALIAÇÃO POSTURAL EM EDUCANDOS DA 5ª SÉRIE DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE MURIAÉ ATRAVÉS DE UM SOFTWARE
Regiana Moreira Gomes, Eudson Pinheiro Emerich, Clarissana Araújo Botaro, Roberta Xavier Bruno, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha
As crianças e adolescentes que estão na fase de desenvolvimento músculo-esquelético permanecem por um período de quatro a seis horas diários, em ambiente escolar, no qual a postura adotada por eles podem sofrer influências, fazendo com que realizem posturas incorretas por um logo período, no que se faz importante a mensuração dos desequilíbrios e adequação da postura, promovendo a prevenção de muitos males, fruto de ausência de controle e informação. Este estudo teve como objetivo identificar a prevalência de alterações posturais em alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola privada na cidade de Muriaé/MG. Foram avaliados 22 educandos com idades entre 10 e 12 anos, através da avaliação postural individual em três vistas anatômicas: anterior, posterior e lateral. Os resultados mostraram índices de 77,27% de elevação de ombro, 22,73% da inclinação de cabeça e 59,09% de anteriorização da cabeça, 31,82% de joelho varo, 4,54% joelho valgo, 13,64% de hiperextensão de joelho, 63,63 % de alteração do triângulo de tales, 54,55% de alteração de escápula, 31,82% de escoliose, 18,18% de hiperlordose lombar e 4,54% de hipercifose torácica. Dessa forma, apesar dos resultados obtidos, eles não podem ser considerados absolutos e afirmar somente por este estudo dados atribuídos a alterações decorrentes do âmbito escolar e/ou a faixa etária de idade, tornando evidente a necessidade de novos estudos e implantação de programas que visam à promoção de saúde desses indivíduos.
Palavras-chave: Avaliação postural, alterações posturais, ambiente-escolar e educandos.
Regiana Moreira Gomes, Eudson Pinheiro Emerich, Clarissana Araújo Botaro, Roberta Xavier Bruno, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha