DIFERENÇA NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA: EXPERIENTES VERSUS NOVATAS
Danusa Alves da Fonseca, Fernando Silva Leopoldino, Fabiola Teixeira Maia, Márcio Mário Vieira
O objetivo do presente estudo foi comparar a coordenação motora de crianças praticantes de ginástica artística: experientes versus novatas. A amostra foi composta por 14 crianças de ambos os sexos, com idade entre 9 e 12 anos (X=10,5 + 1,1), sendo utilizado o teste KTK (Körperkoordination Test für Kinder) como instrumento para avaliar a coordenação motora dos indivíduos. O teste consistiu de quatro tarefas. A Trave de equilíbrio que avalia a estabilidade do equilíbrio em marcha à retaguarda; o salto mono pedal que verifica a coordenação de membros inferiores, energia dinâmica/força; o salto lateral analisa a velocidade em saltos alternados e a transferência sobre plataforma que verifica a lateralidade e estruturação espaço-temporal. As medidas foram apresentadas através do desempenho ao qual foi atribuído escore na forma de somatório das quatro tarefas. Na análise do desempenho, o grupo de crianças mais experientes apresentou melhor resultado que o grupo de novatas. A análise estatística utilizou o teste de Man-Whitney o qual encontrou diferença significativa entre os grupos, na qual os experientes são melhores que as novatas. O presente resultado determina que maiores tempos de prática influenciem positivamente a coordenação motora de crianças.
Palavras-chaves: Coordenação, crianças, habilidades motoras.
Danusa Alves da Fonseca, Fernando Silva Leopoldino, Fabiola Teixeira Maia, Márcio Mário Vieira