O ENSINO DO HANDEBOL NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE AMERICANA )SP): HUMANIZAR É POSSÍVEL?
Jaqueline Lopes Dias, Débora Alice Machado da Silva
O esporte é um dos conteúdos da educação física e, como tal, tem detido certa hegemonia no processo de ensino em relação aos demais conteúdos. Partindo do que aponta Vago (1996), a respeito da necessidade de problematizar o esporte em sua primeira forma, e construir o “esporte na escola”, buscamos nessa pesquisa compreender de que forma a modalidade handebol vem sendo tratada como conteúdo da educação física no ciclo fundamental II das escolas públicas estaduais da cidade de Americana. Considerando que o processo de ensino é influenciado por várias intencionalidades, mas ao mesmo tempo supõe uma finalidade (a de que haja aprendizagem), desejamos verificar em que medida o repertório e a experiência dos alunos são levados em consideração nesse processo ou, submetidos apenas a transmissão-reprodução de aspectos técnicos e táticos da modalidade, inviabilizando a experiência de construção do “esporte da escola”. Para isso, fizemos a opção por um estudo que combina pesquisas bibliográfica, documental e de campo (SEVERINO, 2002 e GIL,2002), tendo como objeto de análise o processo de ensino do handebol desenvolvido pelos professores nos 5º, 6º, 7º. e 8º anos. Considerando o papel fundamental que cabe ao educador na construção de sua prática pedagógica e na organização do processo de ensino de forma democrática, não poderíamos deixar de considerar o ponto de vista do educador. Ao estabelecer as relações entre: o referencial teórico, o conteúdo dos documentos orientadores da prática pedagógica e a perspectiva do educador, buscamos respostas a seguinte questão: é possível humanizar a prática do handebol na escola?
Palavras-chaves: Educação Física Escolar, esporte, processo de ensino, humanização.
Jaqueline Lopes Dias, Débora Alice Machado da Silva