BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ANÁLISE DO NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Anderson Monteiro dos Santos, Maria Ivana Saraiva, Walter José Cortês Diógenes, Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes, Danilo Lopes Ferreira Lima.

Resumo

Aptidão física é a capacidade de executar as tarefas diárias com vigor e agilidade sem fadiga excessiva e energia abundante para usufruir das atividades nas horas de lazer e atender às emergências imprevistas. Para que se obtenha uma boa aptidão física é importante saber dos seus componentes, que podem ser definidos, medidos e desenvolvidos individualmente. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar o nível de aptidão física dos funcionários graduados em Educação Física da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Esse estudo é de uma abordagem quantitativa cuja amostra foi formada no total por 20 sujeitos de ambos os sexos. Foram avaliadas a composição corporal (Índice de Massa Corporal- IMC, relação cintura quadril - RCQ); flexibilidade (teste de sentar e alcançar) e força (teste abdominal e de flexão de braço). Levando-se em consideração o grupo total verificou-se que, com relação à RCQ, 14(70%) estão classificados como risco moderado, 3(15%) alto, 2(10%) excelente e 1(5%) muito alto; em relação ao IMC, quando comparados aos riscos à saúde, 8(40%) estão classificados como ideal, 6(30%) risco elevado e 6(30%) risco moderado; quanto à flexibilidade, 6(30%) foram classificados como excelente, 6(30%) ruim, 3(15%) na média, 3(15%) abaixo da média e 2(10%) acima da média; durante a realização do teste abdominal, 10(50%) foram tidos como excelentes, 3(15%) acima da média, 3(15%) na média, 2(10%) abaixo da média e 2(10%) como fracos; com relação ao teste de flexão de braços, 8(40%) foram excelentes, 5(25%) acima da média, 3(15%) abaixo da média, 2(10%) média e 2(10%) fracos. A aptidão física do grupo estudado demonstrou que, em ambos os sexos, encontra-se satisfatória, porém se levarmos em consideração a formação em Educação Física dos avaliados, melhores resultados eram esperados.

Palavras-chave: Aptidão física, profissionais de educação física, atividade física.

Abstract
Palavras Chave

Anderson Monteiro dos Santos, Maria Ivana Saraiva, Walter José Cortês Diógenes, Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes, Danilo Lopes Ferreira Lima.

Pesquisar artigos

Publicações