BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Priscila Medeiros Coelho, Francisco Alberto da Silva Neto, Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes, Márcio Bento Fontenele, Danilo Lopes Ferreira Lima.

Resumo

É fato que nos dias atuais, a população está deixando de ser jovem e se tornando mais velha. Em sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento é marcante o aumento do número de pessoas que atingem a terceira idade, fazendo com que o crescimento da população idosa deixe de ser uma mera projeção estatística e torne-se uma realidade. São vários os motivos deste crescimento. O presente estudo caracterizou-se como estudo de campo, de natureza do tipo descritivo e com abordagem quantitativa, participaram deste estudo 30 idosos institucionalizados e 30 idosos não institucionalizados. A coleta de dados foi feita através da aplicação da Avaliação da Funcionalidade contida no software Movimento para a Vida (MPAV) e baseado na Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Foram feitas 25 perguntas divididas em quatro aspectos: mobilidade, autocuidados, vida doméstica e vida comunitária, social e cívica. Com relação aos idosos institucionalizados, 30(100%) eram do sexo feminino e 0% do sexo masculino com média de idade de 76±10,1 anos, onde 21(70%) possuem deficiência leve, 7(23,3%) deficiência moderada e 2(6,6%) deficiência grave. Em relação aos não institucionalizados, 18(60%) eram do sexo feminino e 12(40%) do sexo masculino com média de idade de 71,1±7,9 anos, com 28(93,3%) indivíduos demonstrando deficiência leve e 2(6,6%) não demonstraram nenhuma deficiência. Conclui-se que existe maior capacidade funcional em idosos não institucionalizados, sedentários ou não. Isso pode ocorrer pelo fato destes terem mais autonomia para realizar os mais diversificados tipos de tarefas e terem a liberdade de movimentar-se pelos mais diferentes locais.

Palavras-chave: Idoso; capacidade funcional; mobilidade.

Abstract
Palavras Chave

Priscila Medeiros Coelho, Francisco Alberto da Silva Neto, Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes, Márcio Bento Fontenele, Danilo Lopes Ferreira Lima.

Pesquisar artigos

Publicações