ANÁLISE TÁTICA NOS ESPORTES DE INVASÃO: UMA RELAÇÃO ENTRE INICIANTES E HABILIDOSOS
Samuel Nascimento de Araújo; Cinara Valency Enéas Mürmann; Luciano de Almeida.
Os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), principalmente os esportes de invasão são complexos de situações de imprevisibilidade, instabilidade e de constantes situações de adaptação (GARGANTA, 1995), a qual solicita do aluno/atleta uma maior capacidade de tomada de decisão, para a resolução dos problemas que lhes são impostos nestas diferentes situações. Este trabalho visa realizar uma análise da capacidade técnico-tático processual em alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, nos parâmetros de orientar-se, oferecer-se e reconhecer espaços. Buscando verificar qual o principal quais as dificuldades encontradas por estes alunos em resolver situações/problemas em situações de jogo, onde realizamos um pré-teste Kora (RE), em dois grupos distintos, após 20 intervenções pedagógicas baseadas em jogos situacionais, a ao final destas um pós-teste com a finalidade de analisar o percentual de melhora de ambos os grupos. Toda a decisão nos JEC, conforme Greco (1998) é uma decisão tática e necessita do aluno/atleta uma atitude cognitiva que lhe permite reconhecer, orientar e regular suas ações motoras onde deve partir do professor/treinador o uso de metodologias que promovam o desenvolvimento da capacidade de decidir e compreender o jogo, onde após a avaliação percebemos que os alunos iniciantes apresentaram soluções motoras básicas frente à tomada de decisão, onde também apresentavam não ter clareza nos princípios operacionais dos JEC’s, já os alunos experientes demonstravam soluções diferentes e com procuras temporais ótimas em relação aos princípios operacionais. Nesta perspectiva consideramos que a tomada de decisão esta ligada a compreensão do jogo, onde alunos/atletas com possibilidades de treinamento fora do âmbito escolar demonstram um nível mais elevado de conhecimento tático processual.
Palavras-chave: Jogos esportivos de invasão; tomada de decisão.
Samuel Nascimento de Araújo; Cinara Valency Enéas Mürmann; Luciano de Almeida.