CAMINHADA ECOLÓGICA PELA INCLUSÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luria Melo de Lima Scher, Priscila Nascimento do Santos.
Este trabalho versa sobre uma experiência pedagógica de intervenção, através da I Caminhada Ecológica pela Inclusão social, durante o Componente Curricular denominado: Corpo e Movimento para Pessoas com Deficiência. Os deficientes visuais (cegos e baixa visão) que participaram deste evento são integrantes de um Projeto de Extensão vinculado ao Colegiado de Educação Física na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus II, na cidade de Alagoinhas- BA. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar aos acadêmicos do 3º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física não apenas o estudo sobre a deficiência visual, mas também a possibilidade de planejar e promover uma caminhada ecológica que aproximasse os mesmos da realidade social em que irão atuar profissionalmente. Os resultados observados demonstraram que, apesar de a caminhada ser uma atividade física popular, de fácil execução, e que pode ser realizada em qualquer lugar, a prática da mesma em meio à natureza proporciona maior bem estar e participação dos alunos, superação do medo ao desconhecido, além de uma mistura prazerosa de sensações táteis, olfativas e auditivas em comparação a caminhada realizada em ambientes fechados. Acreditamos que, a I Caminhada pela Inclusão Social com o tema Ações e Reflexões possibilitou a reflexão, a participação e o intercâmbio entre os discentes do Componente curricular já mencionado com os deficientes visuais do projeto de Extensão.
Palavras-chave: Deficiência visual; caminhada; inclusão; atividade física adaptada.
Luria Melo de Lima Scher, Priscila Nascimento do Santos.