ESCOLINHAS COMERCIAIS DE FUTEBOL DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ-SP: UMA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA
Tiago Cesar Balio, João Flávio Costa Santos, Renato de Souza Almeida, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto
Atualmente existe uma grande proliferação das escolinhas de futebol, o que vem levantando bastante questionamento em sua prática. Isso se dá devido à explosão imobiliária aliada a industrialização e consequentemente a redução dos espaços físicos populares. Este estudo teve como objetivo investigar quais métodos de ensino os professores utilizam nas escolinhas comerciais de futebol de Taubaté – SP. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas de caráter descritivo qualitativo e observação sistematizada realizada com 5 professores de diferentes escolinhas. Os resultados apontam que as ações realizadas nas escolinhas valorizam o aprendizado da técnica dos movimentos, restringindo a criatividade dos alunos. Podemos concluir que os professores tem uma preocupação evidente sobre o como fazer e negligenciam outras variáveis.
Palavras-chave: Métodos de ensino; escolinha de futebol; iniciação esportiva.
Tiago Cesar Balio, João Flávio Costa Santos, Renato de Souza Almeida, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto