LAZER E DIREITO EM SANTANA DE CATAGUASES-MG: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA DIVISÃO DE ESPORTES E LAZER
Samuel Gonçalves Pinto , Wellington Veggi Cabral de Oliveira, Priscila Gonçalves Soares, Gladiston Castilho Pereira Martins, Diego Andrade Furtado.
Com base nas atribulações dos dias atuais, o lazer é visto como direito constitucional indispensável para a população. Buscando o pressuposto de que a solução de alguns problemas sociais e profissionais coincida com as atribulações da falta de tempo, esses posam ser corrigidos com uma política publica mais participativa com os desejos da população. O objetivo desse trabalho esta em disseminar os anseios pelo direito ao lazer, buscando respostas em análises de discussão de dados em árticos literários e pesquisas de campo em analisar a presença do Lazer enquanto direito social nas Políticas Públicas do município de Santana de Cataguases-MG, percebendo as conexões existentes entre Lazer e Direito no município e, delimitando as ações desenvolvidas pela gestão pública no que se refere ao lazer. A amostra do estudo foi composta pela responsável de Divisão de Esportes e Lazer, funcionários dessa divisão e população da cidade. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado. De acordo com os dados coletados pelos artigos de autores citados, os trabalhos realizados pela Divisão de Esporte e Lazer do município de Santana de Cataguases contribuem pela melhoria da qualidade de vida da população com os projetos em realização. Portanto, os anseios da população são questionados e trabalhados buscando a interação entre as partes e promovendo por fim o direito constitucional ao lazer.
Palavras-chave: Direito ao lazer; políticas públicas de lazer; divisão de esporte e lazer.
Samuel Gonçalves Pinto , Wellington Veggi Cabral de Oliveira, Priscila Gonçalves Soares, Gladiston Castilho Pereira Martins, Diego Andrade Furtado.