O IMPACTO DA ESCOLA DE ESPORTES DA UNIFOR NA VIDA DE ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL
Ivana Régia Queiroz Pinheiro, Ralciney Márcio Carvalho Barbosa, Marcelo Viana Azevedo, Carminda Maria Goersch Fontenele Lamboglia, Danilo Lopes Ferreira Lima.
Nos dias de hoje fazer com que crianças e adolescentes se integrem a programas esportivos ou educacionais é uma difícil missão tanto para os pais, quanto para as escolas, pois a preferência pelos jogos eletrônicos e o mundo virtual acabam se tornando o principal lazer dessa população. O esporte é um fenômeno que chama a atenção dos indivíduos da sociedade contemporânea. O modelo social inclui, entre outras instituições, a família, a escola, o clube esportivo, os quais afetam os indivíduos em relação às suas potencialidades e a sua formação esportiva. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, transversal, de abordagem quantitativa com o objetivo de avaliar o impacto da escola de esportes da UNIFOR na vida de adolescente em situação de risco social. Para compor a amostra foram escolhidos de forma aleatória 30 participantes, alunos e pais ou responsáveis, de ambos os sexos, sendo excluídos os alunos que não frequentam a escola de esportes da UNIFOR e os alunos que frequentam a escola de esportes da UNIFOR há menos de um ano. Os alunos e pais selecionados foram inquiridos a responder a dois questionários: 1 questionário para os alunos e 1 questionário para os pais, com 11 perguntas para cada questionário. Com os dados coletados pode-se perceber os benefícios da escola de esporte da UNIFOR nas vidas, não somente dos adolescentes que participam do projeto, mas na percepção de seus pais ou responsáveis sobre a melhoria em suas condutas.
Palavras-chave: Esportes coletivos; educação física; adolescência; elementos de risco.
Ivana Régia Queiroz Pinheiro, Ralciney Márcio Carvalho Barbosa, Marcelo Viana Azevedo, Carminda Maria Goersch Fontenele Lamboglia, Danilo Lopes Ferreira Lima.