REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO DOCENTE NO PROCESSO INTERVENTIVO DA HIDROGINÁSTICA
André Luiz Nicolau Filho, Ana Lúcia Martinez Barcia, Ronaldo dos Reis, Rômulo Meira Reis, Silvio Telles.
Este estudo teve como principal objetivo comparar o conhecimento de profissionais de educação física que atuam na hidroginástica com o conhecimento pregado na literatura. Para tal foi elaborado um questionário aberto a dez profissionais da hidroginástica tendo a pesquisa caráter descritivo exploratório. Observamos que em diversos tópicos da pesquisa os profissionais demonstraram certa insegurança nas respostas fornecidas. Com relação aos benefícios e malefícios da hidroginástica, foi constatado que grande parte dos profissionais entrevistados não possui o conhecimento adequado sobre os assuntos, contudo tratando-se de um programa de treinamento para idosos os resultados foram mais satisfatórios. Destacamos também que os conhecimentos pertinentes às propriedades físicas da água e sua aplicabilidade nas aulas parecem estar bem sedimentados. Constatamos que a prática regular de exercícios aquáticos não oferece nenhum tipo de risco à saúde enquanto seus programas forem bem planejados e executados por profissionais especializados e acompanhados por avaliações médicas. Foi evidenciada também, a importância do profissional estar constantemente estudando e reciclando seus conhecimentos para poder executar o seu trabalho com melhor qualidade e técnica.
Palavras-chave: Hidroginástica; saúde; qualidade de vida.
André Luiz Nicolau Filho, Ana Lúcia Martinez Barcia, Ronaldo dos Reis, Rômulo Meira Reis, Silvio Telles.