SATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO
Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Carolina Zampa de Sousa, Camilla Beatriz Cipriani, Valter Paulo Neves Miranda, Maria Elisa Caputo Ferreira.
A insatisfação corporal é um fenômeno largamente estudado e identificado como presente também em adolescentes, principalmente pela preocupação na relação existente da insatisfação corporal e a presença de sintomas relacionados aos transtornos alimentares. O presente estudo buscou avaliar a insatisfação corporal e o comportamento alimentar de adolescentes do sexo feminino da cidade de Juiz de Fora – MG, bem como estabelecer a relação da insatisfação corporal com a presença de possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares como anorexia nervosa e bulimia nervosa. Participaram desta pesquisa 56 adolescentes do sexo feminino com média de idade de 11,32 (± 0,67) anos. Para a avaliação da insatisfação corporal foi utilizado o BSQ (Body Shape Questionnaire) e para a avaliação dos comportamentos alimentares foi utilizado o EBBIT (Eating Behaviours and Body Image Test). Foram também coletados dados antropométricos de massa corporal e estatura. Confirmaram-se dados da literatura através da observação de relação direta e positiva entre os dados de massa corporal e IMC com os escores de insatisfação corporal e os comportamentos alimentares. E ainda, constatou-se a relação direta e positiva da insatisfação corporal com comportamentos alimentares inadequados, relacionados com os transtornos alimentares, sendo baixa a prevalência de insatisfação corporal quando comparadas a outros estudos.
Palavras-chave: Imagem corporal; antropometria; transtornos da alimentação.
Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Carolina Zampa de Sousa, Camilla Beatriz Cipriani, Valter Paulo Neves Miranda, Maria Elisa Caputo Ferreira.