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A DÉCADA DE 80 EM DESTAQUE: PERCEPÇÕES DA FORMAÇÃO, COMPETÊNCIAS E MUDANÇAS.

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Autor(es)

Viktor Shigunov, Giancarlo Bazarele Machado Bruno

Resumo

Iniciou-se a realização das mudanças nos anos oitenta e já transcorreram trinta anos. A história de formação dos profissionais de Educação Física mostra muitas e diferentes possibilidades  de análise e ponderação que podem ser desenvolvidas para os diferentes propósitos, orientações e pressupostos. O objetivo do trabalho foi analisar a história dos professores frente a sua trajetória de formação e atuação profissional, com ênfase nas percepções individuais das competências profissionais, formação e mudanças. A década de oitenta teve três grandes eixos que mudaram a educação física brasileira. A nova forma de governo que possibilitou a eleição para os diferentes cargos políticos. A outra, diretamente ligada à Educação, foi a abertura de vários cursos de pós-graduação na área da Educação Física. E por fim, a mudança de paradigma conceitual, abrindo um leque maior de cursos e possibilidades de atuação do profissional. Entende-se que os anos da década de oitenta foram um divisor de águas na Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória e utilizou-se a técnica da entrevista para subsidiar as reflexões. A gravação em fita possibilitou uma análise mais aprofundada das considerações e reflexões dos sujeitos pesquisados com ênfase na análise qualitativa. Foram entrevistados vinte (n=20) professores universitários com formação em diferentes anos da década de 80. Os resultados mostram a diversidade dos cursos de formação no Brasil e um crescimento exacerbado destes curso. Pode-se destacar que a atuação mais abrangente foi na área escolar, na iniciação e o treinamento esportivos, e ainda os trabalhos com o lazer, exigindo competências profissionais específicas. A maioria  dos professores (74%), afirmaram que escolheram e fizeram o curso de Educação Física por causa do esporte, por terem simpatia, gostarem ou então praticarem esportes. Deve-se enfatizar que os valores destacados na década eram a reflexão sobre a prática dos diferentes esportes, seus gestos técnicos, sua relação unilateral, suas exigências de performance, sua aprendizagem e seu treinamento. Deve-se, igualmente, destacar que o ensino deve buscar a competência e mudanças nas diferentes habilidades que fortalecem o homem completo na sua capacidade de distinguir, de valorizar, de configurar, de analisar e sintetizar além de abranger com a sua percepção todos os problemas de uma sociedade moderna e complexa.  Desta forma, a atuação competente era voltada para refletir sobre o movimento humano, não necessariamente utilitário ou esportivo.

Palavras-chave: Formação profissional; década de 80; professores universitários; mudanças; competências.

Abstract
Palavras Chave

Viktor Shigunov, Giancarlo Bazarele Machado Bruno

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