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A TEMATIZAÇÃO DA DANÇA NA ESCOLA E SUA QUESTÃO DE GÊNERO

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Autor(es)

Carlos Henrique do Nascimento Pereira, Ivan Eduardo de Abreu Arruda

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os níveis de prática da dança dentro do ambiente escolar em escolas de uma cidade do interior do estado de São Paulo, além de verificar se os professores de Educação Física estão aplicando o tema dança dentro das suas aulas, também foi discutido o índice de preconceito entre os alunos em relação ao gênero com a prática da dança. Foram entrevistadas alunos do ensino fundamental 2 e médio de escolas públicas e privadas desta cidade. Os dados obtidos foram organizados em forma de gráficos separando pelo critério da relação de gênero. O primeiro gráfico apresentado revela a visão masculina em relação às aulas de dança dentro do ambiente escolar. Este gráfico mostra o alto índice de preconceito na relação homem/dança onde mais de 50% afirmam que dançar é algo feminino e estes dados pioram quando relatam sobre estilos, chegando a 84% a afirmação de que existem danças mais masculinas e outras mais femininas. O segundo gráfico também revela dados em relação às aulas de dança na escola, agora sobre uma visão feminina. Com elas houve uma maior aceitação em relação aos homens dançarem, mas ainda é alto o preconceito em relação aos estilos a serem praticados chegando a 69% as afirmações que não é qualquer dança que pode ser praticada por ambos os gêneros. Em relação a aplicação da dança dentro das aulas de Educação Física foi identificado que em média 82% dos professores de Educação Física não aplicam a dança em suas aulas.

Palavras-chave: Dança; escola; gênero; educação física.

Abstract
Palavras Chave

Carlos Henrique do Nascimento Pereira, Ivan Eduardo de Abreu Arruda

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