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APRENDIZAGEM DOS GOLPES DE JUDÔ O SOTO GARI E TAI OTOSHI, COMPARANDO A PRÁTICA EM BLOCOS E RANDÔMICA

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Autor(es)

Bruno Bohm Pasqualoto, Alaércio Perotti Junior, José Alfredo Olívio Junior.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito de dois tipos de estruturas de prática variada (prática em blocos e a randômica) na aprendizagem das habilidades do judô o soto gari e tai otoshi. Para realização desse estudo participaram 12 crianças de 08 a 12 anos de idade de ambos os sexos, os quais foram organizados em dois grupos experimentais: GPB (Grupo de Prática em Blocos) e GPR (Grupo de Prática Randômica). O delineamento experimental envolveu um pré-teste fase de aquisição, pós–teste, teste de retenção e teste de transferência. Para avaliação e análise da configuração total do golpe foi utilizado o protocolo de Gomes (2007) para o kuzushi e tsukuri e o manual de arbitragem da federação internacional de Judô para o kake. Os resultados analisados, em relação ao pré-teste, a análise estatística revelou uma evolução significativa para os dois tipos de práticas. No GPR para o golpe o soto gari foi verificado a evolução no teste de retenção e para o golpe tai otoshi apontou uma evolução para o pós-teste, o teste de retenção e para a transferência. Para o GPB as análises indicaram evolução para o golpe o soto gari no pós-teste e para o golpe tai otoshi no pós-teste e para a transferência.

Palavras-chave: Judô; aprendizagem motora; interferência contextual.

Abstract
Palavras Chave

Bruno Bohm Pasqualoto, Alaércio Perotti Junior, José Alfredo Olívio Junior.

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