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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E A PRÁTICA DO ATLETISMO EM SERGIPE

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Autor(es)

Josivan Rosa Santos; Fabio Silva dos Santos

Resumo

A Educação Física configura-se como uma disciplina que requer um determinado espaço para sua realização. Espaço esse muitas vezes não satisfatório para o desenvolvimento da prática pedagógica, principalmente, para o desenvolvimento das aulas práticas e a precariedade de recursos no que diz respeito à proporcionalidade no desenvolvimento de atividades. Abordar o atletismo parece algo desafiador em escolas públicas e particulares, pois assumindo uma perspectiva conformista fica difícil pensarmos numa pista de atletismo e em materiais que condicionam esta prática servindo as escolas. Tal situação seria o ideal, mas, certamente não é o real. Existe uma série de problemas que poderíamos citar aqui para encontramos um “bode expiatório” para o enfraquecimento do atletismo nas aulas de Educação Física. De certo, alguns aspectos contribuem, provavelmente, o desinteresse dessa modalidade por professores e alunos. O fato de o atletismo, por ser uma atividade individual, quando comparado as modalidades coletivas, o atletismo perde grande espaço, e o professor de Educação Física sente-se inclinado a não superar essa dificuldade. Este estudo tem como referência a realização de uma pesquisa descritiva de ordem qualitativa, que teve como instrumento de coleta questionário semiestruturado, onde se tentou levantar informações acerca dos critérios de escolha dos conteúdos da Educação Física. A amostra foi composta por 60 professores da rede estadual de ensino de Sergipe, escolhidos de forma aleatória e por conveniência, que permanecem em atividade docente. Pode-se observar que em relação ao objeto de estudo proposto, ao longo de sua história, a Educação Física ficou distante da integração dos seus conteúdos e carente de uma sistematização quando comparada com outros componentes curriculares obrigatórios da educação básica. Os PCNs aparecem como o principal meio para sistematização dos conteúdos, no entanto, o que se pode perceber é que existe certa inclinação para seleção de conteúdos pela experiência de vida do profissional da Educação Física, seja em sua vida pregressa enquanto ex-atleta; seja em seu processo de formação acadêmica, por influências de professores.

Palavras-chave: Conteúdos; atletismo; Educação Física escolar.

Abstract
Palavras Chave

Josivan Rosa Santos; Fabio Silva dos Santos

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