BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

EFEITOS DO FOCO DE ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DO CHUTE

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Ana Cleia Meireles Batista1; Carla Bordim; Alaercio Perotti Júnior; Giordano Marcio Gatinho Bonuzzi.

Resumo

Os seres humanos têm capacidade limitada de processamento de informações, assim durante a execução de qualquer habilidade motora, o praticante deve direcionar sua atenção às fontes mais relevantes de informação. Portanto, nosso objetivo foi verificar a influência do Foco de Atenção Interno (FI) e Externo (FE) durante a aprendizagem do chute. Participaram desse estudo 24 pessoas que foram divididas em dois grupos, um com solicitação de FI durante a execução da tarefa, e outro com FE. A tarefa consistia em chutar uma bola de futsal a um alvo. O delineamento experimental constou de uma fase de aquisição, um pós-teste, teste de retenção e teste de transferência. Os resultados mostraram superioridade do FI se comparado ao FE em todas as condições (pós-teste, retenção e transferência) evidenciando assim uma controvérsia ao que é indicado. Pois na literatura encontramos a sugestão de que tanto para a aprendizagem quanto para o desempenho de habilidades motoras, o Foco de Atenção Externo seja o mais eficiente (WULF, 2007). As deduções a cerca dos mecanismos subjacentes à aquisição, retenção e a flexibilidade das habilidades motoras ainda não estão totalmente compreendidos, dentre esta gama de aspectos encontra-se o foco de atenção. Assim sendo outras pesquisas devem ser feitas atendendo a todas as estas perspectivas a fim de que estes processos sejam esmiuçados e compreendidos.

Palavras-chave: Aprendizagem motora; foco de atenção; chute.

Abstract
Palavras Chave

Ana Cleia Meireles Batista1; Carla Bordim; Alaercio Perotti Júnior; Giordano Marcio Gatinho Bonuzzi.

Pesquisar artigos

Publicações